Blog

RTLS para Hospitais: Melhorando as instalações para pacientes e colaboradores

Publicado em 10 de Julho de 2023.

Os líderes da área da saúde lidam constantemente com questões relacionadas à segurança de suas instalações, à satisfação de sua equipe, à qualidade do atendimento prestado a seus pacientes e às custosas ineficiências do fluxo de trabalho que afetam seus resultados. Por isso, a inovação da tecnologia da informação (TI) para a saúde é citada como um veículo potencial para melhorias. Desenvolvedores estão constantemente trabalhando para criar tecnologia que pode promover a segurança do paciente e apoiar operações de negócios simplificadas. Qual é uma das maneiras mais novas e eficazes de enfrentar esses desafios? Integração de Sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS) nos processos hospitalares.

O que é RTLS?

Na área da saúde, um Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS) é um sistema usado para fornecer rastreamento e gerenciamento imediatos ou em tempo real de equipamentos médicos, colaboradores e pacientes em todos os tipos de ambientes de atendimento ao paciente. E embora a tecnologia seja diferente do uso de dados de localização capturados por trilateração de satélite, ela pode ser considerada uma espécie de “GPS interno” para hospitais. No entanto, mais do que apenas localizar ativos, a tecnologia de localização precisa possuir uma integração simples a outras soluções de TI de assistência médica, permitindo que as instalações melhorem o fluxo de trabalho, reduzam custos e aumentem a qualidade clínica. As soluções RTLS incluem várias etiquetas e crachás, plataformas tecnológicas ( Wi-Fi , Infravermelho, Bluetooth Low Energy , Low Frequency, e outros), infraestrutura de hardware (leitores e excitadores) e outros componentes (servidores, middleware e software de usuário final).

As soluções RTLS geralmente incluem sensores de localização anexados a vários ativos, seja um paciente, um membro da equipe ou um equipamento. Pois utilizando um ID exclusivo, o sistema pode localizar as tags e fornecer informações em tempo real sobre seu posicionamento dentro da instalação. Dessa forma, as soluções RTLS baseadas em estimativas podem permitir o rastreamento em uma unidade ou andar de um hospital, enquanto os sistemas Clinical-Grade Locating™ são capazes de obter rastreamento de salas, leitos, e até mesmo no controle de estoque, para uma verdadeira automação do fluxo de trabalho.

Atendendo às necessidades de assistência médica

Os hospitais enfrentam problemas de negócios semelhantes a qualquer outra grande organização. Por isso, o monitoramento automatizado e a coleta inteligente de dados para relatórios e análises dos processos de uma instalação permitem que os executivos da saúde e administração reajam rapidamente a – e evitem – obstáculos relacionados a itens como:

  • Reembolsos
  • Assistência ao paciente
  • Acompanhamento de bens
  • Controle de infecção
  • Relatórios de conformidade
  • Custos crescentes
  • Taxas de readmissão
  • Ronda dos enfermeiros
  • Coleta de dados
  • Rendimento do paciente
  • Encolhimento do equipamento
  • Despesas de capital
  • Segurança e escassez de pessoal

RTLS: Promovendo a segurança de pacientes e colaboradores em hospitais

Os riscos do paciente, incluindo troca de equipamentos, infecções hospitalares ou ataques físicos, são uma ameaça constante nas unidades de saúde. Com isso, um Sistema de Localização em Tempo Real pode promover a segurança do paciente ao reduzir o espaço para tais riscos e temos como exemplos de soluções de segurança e proteção RTLS fornecidas pela CenTrak Security Solutions:

Um exemplo de erro hospitalar que poderia ter sido evitado usando soluções RTLS ocorreu em um hospital em Pasadena, Califórnia, no qual 11 pacientes morreram devido a infecções causadas por duodenoscópios mal administrados. Eles não foram limpos adequadamente e os hospitais precisam examinar com atenção o reprocessamento e armazenamento de seus duodenoscópios para evitar infecções futuras. Afinal, a solução de gerenciamento de escopo médico do CenTrak usando um sistema de localização em tempo real de nível clínico (RTLS) pode rastrear e criar alertas automaticamente em todas as etapas desse processo de limpeza. Contudo, os colaboradores sabem imediatamente quando os aparelhos médicos precisam ser limpos e são instantaneamente notificados sobre possíveis riscos de infecção.

Tecnologia RTLS aplicada:

  • A capacidade de manter um olhar atento sobre o compliance à higiene das mãos.
  • A capacidade de criar relatórios de rastreamento de contato com base em saber quando e quais colaboradores e pacientes entraram em contato com uma pessoa ou ativo infectado.
  • A capacidade de enfermeiros e colaboradores pedirem ajuda rapidamente em caso de emergência ou ameaça física.
  • A capacidade de detectar quando certas máquinas ou sistemas fazem parte de um recall ativo ou precisam de limpeza ou manutenção.
  • A capacidade de criar alertas permitindo que a equipe e as enfermeiras saibam se um paciente entrou em uma área onde não deveria estar. Por isso, é particularmente crucial ao cuidar de pacientes com demência ou Alzheimer.
  • A capacidade de proteger os bebês de tentativas de abdução, bem como correspondência inadequada de mãe/bebê usando alertas e integrações de sistema de segurança/fecho de porta.

Tecnologia RTLS e satisfação do paciente: protegendo o resultado final

A tecnologia RTLS pode ser particularmente útil não apenas para a segurança do paciente, mas também para experiência e satisfação. Assim, a satisfação do paciente tornou-se cada vez mais importante desde que o Affordable Care Act vinculou os reembolsos do Medicare a pesquisas de satisfação do paciente. A partir de 2012, os hospitais que não se saíram bem nas pesquisas corriam o risco de perder 1% dos pagamentos do ano anterior; desde 2017, esse risco é de 2%.

O rastreamento do fluxo de pacientes para gerenciamento de produtividade pode ajudar a reconhecer e solucionar gargalos. Com isso, soluções apropriadas podem ser adaptadas e monitoradas para problemas comuns de pacientes que levam a reclamações, incluindo:

  • Longos tempos de espera.
  • Superlotação em ambulatórios, prontos-socorros e unidades de recuperação pós-anestésica.
  • Cirurgias atrasadas ou remarcadas.
  • Não ter leitos suficientes para os pacientes.

O fato é que os pacientes do hospital estão em um estado de movimento quase que constante. Entre radiografias, movimentação para fins de reabilitação ou alternância entre atividades perioperatórios, há muito espaço para atrasos ou erros desnecessários. Logo, os departamentos que podem operar de forma mais eficiente com informações de localização em tempo real serão os que manterão os pacientes menos estressados ​​durante sua estada.

Análise de saúde fortalecida: mantendo os custos baixos

O RTLS também pode ajudar a integrar seus sistemas de dados e simplificar as informações em todo o sistema de saúde. Isso é especialmente útil ao considerar os processos de negócios do hospital. Exemplos de tendências que o RTLS pode ajudar a medir incluem:

  • Taxas de utilização de diferentes equipamentos hospitalares para reduzir as necessidades e despesas de aluguel
  • Quantidade de tempo que um paciente espera por um determinado serviço ou para consultar um médico
  • Quanto tempo o paciente fica no hospital
  • Tempo gasto com médicos ou tempo decorrido recebendo outros tratamentos

A integração da tecnologia RTLS em hospitais pode ajudar a reduzir gastos desnecessários. Uma revisão, publicada no International Journal of Health Geographics, projetou que os hospitais compram 10% a 20% mais equipamentos portáteis do que o necessário para fins operacionais, simplesmente para que os colaboradores possam encontrá-los quando precisarem.

Alguns itens, talvez mais notavelmente um ventilador de UTI, têm um valor muito alto e comprar a quantidade ideal com base na utilização e ter RTLS do hospital acompanhando essas máquinas pode ajudar a reduzir o número de redundâncias de ativos. Isso pode reduzir custos e economizar tempo para seus médicos quando o equipamento está sempre onde deveria estar.

Tags RTLS: Encontrando o que e de quem você precisa, no momento exato em que você precisa deles

Dependendo de quão específico você precisa ser, diferentes tecnologias RTLS podem fornecer vários níveis de precisão. Às vezes, tudo o que você precisa saber é se um equipamento está ou não na unidade certa. E em outros casos, talvez você precise saber se um cirurgião chegou a uma sala de cirurgia ou se uma enfermeira está perto de um paciente que solicitou assistência para atendimento de urgência. A hierarquia de precisão de localização pode incluir:

Localizando em pontos de entrada ou saída: Usando dispositivos operados por bateria CenTrak, você pode determinar o curso de diferentes tags conforme eles se movem através de pontos de entrada ou saída.

Localização baseada em presença: Nesse nível, o RTLS pode determinar se uma tag está ou não dentro de um determinado parâmetro — normalmente uma rede bastante ampla.

Localização no nível da sala: você pode descobrir se uma tag está ou não dentro dos limites de uma determinada sala. Por exemplo, no caso de uma enfermeira precisar chamar a assistência de emergência, o RTLS pode informar ao pessoal de segurança a sala exata onde a enfermeira está localizada.

Localização em nível de subsala: usando RTLS, você pode dizer exatamente quanto tempo uma enfermeira passou em uma sala com um determinado paciente ou pode determinar a localização de um equipamento dentro dessa sala. Isso é especialmente útil quando você tem quartos compartilhados por vários pacientes.

Localização precisa: No contexto do hospital, a localização precisa pode encontrar a localização exata da etiqueta identificada em uma planta baixa detalhada. As atualizações rápidas de localização e condição são capazes de capturar com precisão as interações entre equipamentos, pacientes e colaboradores em segundos, facilitando a coleta de marcos clínicos e automatizando o fluxo de trabalho.

Soluções e equipe RTLS: fazendo mais com menos

A escassez de pessoal nos sistemas hospitalares está se tornando cada vez mais aparente. Por exemplo, a Pesquisa de Enfermeiros Registrados (Survey of Registered Nurses) de 2015 da AMN Healthcare revelou o fato de que 62% dos enfermeiros com mais de 54 anos relatam que estão pensando em se aposentar, com a maioria planejando fazê-lo nos próximos três anos. Além da enfermagem, o problema de escassez persiste em outros cargos hospitalares essenciais, como médicos de centro cirúrgico, membros do departamento neonatal e da unidade de terapia intensiva. Com isso, as unidades de saúde têm pouca escolha a não ser enfrentar essas carências de frente, otimizando os recursos atuais e, ao mesmo tempo, continuando a fornecer atendimento de qualidade.

Um sistema de localização em tempo real para hospitais pode ajudar a mitigar os efeitos da escassez e ajudar os líderes do hospital a fazer mais com menos.

Por isso, veja como o RTLS pode ajudar em algumas das áreas mais críticas do hospital:

Sala de cirurgia — A automação de eventos e documentação, como rastreamento do status da situação, pontos de referência, localização do paciente e filas de tarefas do departamento, pode fornecer informações rápidas sobre o setor. Isso reduz o estresse enquanto melhora a eficiência. Os departamentos cirúrgicos também podem usar o RTLS para reduzir o tempo dedicado à localização de ativos, o que otimiza muito a utilização da equipe.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — Encontrar equipamentos e ativos o mais rápido possível na UTI pode ser literalmente a diferença entre a vida e a morte. Os colaboradores sob pressão podem não ter tempo suficiente para localizar os recursos necessários. As soluções RTLS, como as oferecidas pelo CenTrak, têm a capacidade de identificar a localização exata dos recursos necessários com 100% de precisão. Quando os médicos podem realizar seus trabalhos sem serem interrompidos por desafios de equipamentos mal colocados, eles aproveitam de um fluxo de trabalho mais contínuo e que pode acarretar em um efeito bônus, de maior satisfação no trabalho.

O que é a solução RTLS do CenTrak: Clinical-Grade Visibility™

A tecnologia de visibilidade de nível clínico do CenTrak inclui esses recursos principais que o tornam o sistema de localização mais preciso para hospitais:

Precisão de localização — A maioria dos sistemas RTLS divide a instalação por zonas estimadas para localizar ativos. No entanto, a capacidade de definir a área clínica com base nos requisitos específicos do setor de saúde é algo que torna um sistema de visibilidade mais preciso. Saber que os suprimentos estão em um determinado andar ou unidade, em vez de saber em qual sala ou mesmo em qual prateleira eles estão, é um ponto importante de precisão.

A capacidade de segmentar o espaço em zonas apropriadas é como o CenTrak fornece visibilidade de localização precisa. Zonas como enfermarias, leitos, quartos de pacientes, baias e corredores são importantes e, portanto, mais úteis para aplicações médicas.

Velocidade de atualização — Uma localização precisa só é útil se for entregue a tempo. Itens e pessoas podem se mover rapidamente em um hospital, e é por isso que a plataforma do CenTrak é atualizada de acordo. Para certos equipamentos, a velocidade de atualização pode não importar, pois eles não se movem com frequência e nesse caso, as taxas de atualização são personalizáveis ​​para otimizar a duração da bateria da tag.

Contudo, o CenTrak possibilita a captura de interações entre equipamentos, pacientes e colaboradores, fornecendo atualizações de condição e localização rapidamente. Em segundos, os pontos de controle clínicos são coletados.

Confiabilidade — Baterias fracas e falhas de hardware podem interromper o fluxo de trabalho e as operações de toda a instalação. Dessa forma, o CenTrak fornece atualizações de condição, localização e status para o aplicativo de software escolhido. Contudo, a visibilidade completa é possível em um piscar de olhos devido a dispositivos e tags de nível empresarial equipados com baterias de longa duração.

Com o Connect™ Pulse do CenTrak, os estabelecimentos de saúde são notificados quando as baterias estão acabando para garantir a manutenção adequada e evitar a perda de ativos.

Monitoramento de condições — Suprimentos que exigem controle rigoroso de temperatura ou umidade precisam de atenção extra no armazenamento e durante o transporte. Por isso, é essencial coletar dados sobre as condições ambientais desses itens, a fim de garantir sua segurança e viabilidade durante o uso. Além da localização, essas informações vitais precisam ser registradas e disponibilizadas ao pessoal apropriado para auxiliar nas regulamentações de compliance.

Com isso, o monitoramento ambiental automatizado e monitoramento de temperatura de farmácia, o CenTrak mantém produtos farmacêuticos prioritários, sangue, amostras de laboratório e vacinas seguros e prontos para uso do paciente e mantém registros sobre suas temperaturas e condições de armazenamento.

Instalação —Sistemas que requerem cabeamento extensivo são caros e demorados para instalar. Enquanto isso, os dispositivos alimentados por bateria são instalados facilmente em áreas de atendimento ao paciente, sem a necessidade de fechar quartos ou implantar medidas especiais de prevenção de infecções.

A infraestrutura sem fio do CenTrak possui baterias resilientes que são fáceis de trocar em campo, fornecendo monitoramento e visibilidade de classe empresarial para instalações de saúde.

Interoperabilidade — A integração com outros sistemas é um grande benefício para uma plataforma de tecnologia de localização. As instalações de saúde estão cheias de sistemas independentes operando em departamentos específicos ou em toda a unidade. Por isso, os melhores sistemas RTLS funcionam com hardware e software existentes, facilitando a análise de todos os dados necessários para a tomada de decisões.

O CenTrak integra-se facilmente com mais de 130 aplicativos de assistência médica, incluindo Chamada de Enfermagem, Registros Médicos Eletrônicos, Gerenciamento de Manutenção Computadorizada e outros sistemas de segurança e controle de acesso que sua instalação já possa ter, como cartão de acesso, vigilância por vídeo, sistemas de endereço público e pagers.

Localização Precisa de Recursos Prioritários

Ao escolher um sistema de localização para aplicações de saúde, algumas considerações são prudentes:

O fornecedor é financeiramente estável? A maioria dos sistemas RTLS é um compromisso de longo prazo. E eles exigem a compra de hardware e treinamento para garantir a maximização dos recursos. Por isso, é uma boa ideia comprar de um fornecedor que estará no mercado por um longo tempo, atualizando e fazendo a manutenção da infraestrutura ao longo do caminho.

Quais são os principais objetivos? Determinar objetivos médicos e comerciais claros para a implementação de um sistema RTLS. A única maneira de encontrar o sistema certo e avaliar seu sucesso é saber quais resultados são desejados. Objetivos diferentes exigirão vários recursos do sistema.

Quais são os objetivos de longo prazo? Esteja preparado para implementar um sistema completo priorizando metas. Acomode primeiro as necessidades imediatas, mas use componentes que possam ser escaláveis ​​para atingir metas de longo prazo.

Qual é a compatibilidade com os sistemas existentes na instalação? A equipe não vai querer usar vários crachás ou ter que controlar qual interface fornece acesso a quais dados. A sobreposição de sistemas técnicos dentro do edifício quando eles têm funções sobrepostas não é prática. O novo sistema escolhido deve substituir ou integrar-se à tecnologia existente.

Assim como o GPS impactou as viagens, o RTLS está mudando a maneira como as unidades de saúde operam.

Qual é a tecnologia mais recente? Assim como na área médica, a tecnologia está mudando constantemente no que diz respeito aos sistemas de localização. Por isso, levará tempo para implementar uma solução de visibilidade em grande escala que cubra toda a instalação e execute várias tarefas. E, se for baseado em tecnologia antiga, o sistema estará obsoleto quando a fase de integração for concluída. Por isso, escolha uma empresa inovadora que possa se adaptar rapidamente ao cenário tecnológico.

Qual é o custo? Existe uma ampla gama de estruturas de preços em sistemas RTLS. Por exemplo, o sistema RTLS do CenTrak não precisa ser conectado via cabo na instalação, como muitos outros sistemas no mercado. Ter que conectar um sistema dessa maneira pode aumentar significativamente os custos devido à quantidade de tempo e trabalho necessários para integrar o sistema adequadamente.

Assim como o GPS impactou as viagens, o RTLS está mudando a maneira como as unidades de saúde operam. Contudo, com um RTLS mais inteligente instalado, qualquer estabelecimento de saúde pode operar com mais eficiência para obter melhores resultados para os pacientes e um futuro financeiro mais forte.

Melhores práticas do sistema de localização

Escolher e instalar um RTLS em uma unidade de saúde é um investimento importante. E em cada instalação tem seu conjunto exclusivo de pontos problemáticos, e provavelmente nenhuma solução RTLS individual abordará cada um deles com a mesma eficácia e eficiência. Quando bem feito, melhorará a segurança, o atendimento e a satisfação do paciente. Idealmente, a solução RTLS não deve apenas atender aos requisitos para o problema atual, mas também ser flexível o suficiente para crescer de rastreamento de localização simples para percepção contextual. 

Com isso em mente, o CenTrak recomenda seguir estas etapas a serem consideradas ao implementar um sistema de localização em tempo real:

  • Desenvolva um comitê em sua unidade de saúde que ajude a gerenciar o processo de implementação da tecnologia RTLS. Muitos departamentos desempenharão um papel no gerenciamento, bem como no aproveitamento de alguns dos benefícios do sistema, uma vez implantado, por isso é importante ter a adesão de todas as partes interessadas. À medida que esse grupo se torna um especialista no sistema, ele poderá usar seu conhecimento para avaliar novas oportunidades de RTLS e maximizar o investimento da instalação.
  • Em seguida, crie um processo formal de planejamento e avaliação exclusivo para sua instalação. Ter um processo estabelecido em vigor ajuda a priorizar os aplicativos mais valiosos, bem como a minimizar quaisquer interrupções inesperadas no caminho.
  • Alinhe a atividade e os objetivos do RTLS com os princípios de sua instalação. Ao definir seus objetivos e iniciativas com o sistema, fica mais fácil avaliar a eficácia dele e identificar oportunidades de melhoria.
  • Foco em integração e escalabilidade. Assim, examine os recursos das tecnologias atualmente possuídas, e exponha as lacunas que podem exigir a aquisição de funcionalidades de aplicativos RTLS de nicho. Projete o número de tags em estados futuros e garanta que a arquitetura recomendada será capaz de suportar os casos de uso no futuro.
  • Explique detalhadamente a importância do sistema para pacientes, colaboradores e seus familiares. É fácil para as partes envolvidas sentirem que sua privacidade está sendo comprometida se não entenderem totalmente o valor do sistema primeiro. Reservar um tempo para responder a perguntas e explicar o valor da tecnologia ajudará a garantir a adesão de todos os envolvidos.
  • Teste pequenas implantações em um ou dois departamentos antes de implantar o sistema em escala de toda a instalação. Isso ajudará a garantir que quaisquer empecilhos sejam aliviados rapidamente e não afetem toda a instalação.

Inovações RTLS: tecnologia multimodo

A tecnologia RTLS multimodo do CenTrak se destaca ao empregar uma combinação de localização por infravermelho de segunda geração (Gen2IR™), Wi-Fi, RF de baixa frequência, UHF Active RFID, Bluetooth Low Energy (BLE) e outras tecnologias para se preparar para integrações futuras e maximizar o ROI.

Os componentes de infraestrutura operados por bateria (como monitores ou Virtual Walls™) podem fornecer a você um número de localização exclusivo e identificar quaisquer ativos marcados na sala ou zona que sua instituição de saúde definiu. Eles podem ser colocados em qualquer lugar onde forem necessários, incluindo salas, baias, postos de enfermagem, segmentos de corredor e outras áreas de fluxo de trabalho relevantes, sem a necessidade de fiação desnecessária. Contudo,  a tecnologia também tem a capacidade de alavancar sua própria rede Wi-Fi para comunicar informações de localização e condição ao pessoal hospitalar autorizado.

Plataforma aberta – A plataforma aberta do CenTrak permite que os dados de localização sejam transmitidos em tempo real para mais de 130 aplicativos de parceiros integrados. A plataforma também suporta o uso de dados de localização de clientes Wi-Fi, incluindo computadores sobre rodas, bombas IV e telefones.

Máxima precisão e flexibilidade – os dispositivos operados por bateria do CenTrak podem ser posicionados onde quer que sejam necessários dados precisos de localização, incluindo salas, corredores, compartimentos e até mesmo cadeiras. Portanto, quando um tag lê um número de quarto, não há erros. Isso é RTLS baseado em certeza, um requisito para os aplicativos de fluxo de trabalho e automação de saúde atuais.

Inovações RTLS: Bluetooth Low Energy

Os sinalizadores BLE do CenTrak foram projetados para aplicações de orientação. A funcionalidade BLE do CenTrak é uma das muitas tecnologias de localização suportadas por nosso Enterprise Location Services TM, oferecendo um investimento que está pronto para o futuro. E, quando sua instituição de saúde estiver pronta para aplicativos de fluxo de trabalho mais avançados, a infraestrutura do Sistema de localização em tempo real (RTLS) operado por bateria do CenTrak pode ser adicionada em áreas estratégicas de missão crítica.

Sistema de localização em tempo real para hospitais: a próxima geração de tecnologia de saúde

Em vez de apenas as especificações do sistema, é importante e benéfico que você se concentre nos benefícios realizáveis ​​e demonstráveis ​​associados à tecnologia RTLS, como redução de custos e eficiência otimizada, bem como maior satisfação da equipe e do paciente. Além disso, o CenTrak está empenhado em ajudá-lo a obter esses benefícios construindo um sistema de saúde mais inteligente e simplificado. Por isso, a tecnologia RTLS do CenTrak é baseada em certeza e à prova de erros. É no rastreamento que você pode confiar.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a tecnologia RTLS, ou se gostaria de conhecer um case de sucesso, fale com um consultor.

Categorias

Posts recentes

Receba no seu email os nossos conteúdos!

    Nome

    Email

    Para envio dos dados, responda:

    Sobre nós

    Fale conosco

    (11) 5567-4888
    (21) 3084-5084
    (19) 3023-5500
    2023 © Copyright Multitone | Todos os direitos reservados