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Você conhece a Acreditação Hospitalar ONA?

Publicado em 19 de Fevereiro de 2024.

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No setor da saúde, a Acreditação Hospitalar é um dos métodos mais importantes, pois qualifica o hospital em diversos parâmetros, seja ele para comprovar a qualidade em atendimento, avanço tecnológico e até aumento de padrões de especialização (áreas de UTI, centro cirúrgico e etc).

Acreditação Hospitalar ONA:

A Acreditação Hospitalar ONA tem o objetivo de disseminar um atendimento de saúde dentro da qualidade e segurança, dos seus requisitos. Foi desenvolvida em 1999, a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação, por meio de padrões previamente definidos pela ONA. Promovendo qualidade e segurança da assistência no setor de saúde, padronização de processos e exigir deles, equipe multidisciplinar, o nível de excelência, visando reduzir os erros nos processos de atendimento ao paciente, ao mesmo tempo que garantem maior eficiência da equipe. 

Para o processo de acreditação o papel do enfermeiro é muito importante pois são eles que possuem o cuidado constantemente com o paciente, isso faz com que seja uma peça primordial no processo de acreditação hospitalar, para o hospital. 

Todos podem se tornar acreditados ou qualificados, desde que cumpram os padrões estabelecidos pela ONA, para isso existem os níveis de certificações. Veja a seguir:

Níveis da Acreditação Hospitalar ONA:

Todo o processo de acreditação requer níveis de escala dos quais os hospitais podem ser classificados, de acordo com os requisitos atendidos. Sendo eles: Nível 1, Nível 2 e Nível 3. 

Nível 1: Acreditado

É necessário cumprir ou superar ao menos 80% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core. Sendo alguns deles: 

  • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano
  • Possuir alvará de funcionamento
  • Possuir licença sanitária
  • Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização
  • Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade.

Nível 2: Acreditado Pleno

É necessário cumprir ou superar ao menos 70% os padrões de gestão referindo-se os processos dentro da instituição, para que ocorram de forma otimizada, de maneira fluida e plena, a comunicação entre as atividades.

Nível 3: Acreditado com Excelência

É necessário cumprir ou superar ao menos 80% dos Requisitos Totais definidos pela ONA e 90% dos Requisitos Core do Nível 3.

Clientes Multitone que receberam a Acreditação Hospitalar ONA:

Seguindo esses mesmos requisitos, alguns dos nossos clientes receberam a Acreditação Hospitalar ONA, devido a excelência em atendimento, qualidade hospitalar e segurança do paciente. Confira alguns deles:

Instituto do câncer do Estado de São Paulo

Acreditado no Nível 2 – Pleno

Beneficência Portuguesa de São Paulo

Acreditado no Nível 3 – Excelência

Hcor

Acreditado no Nível 3 – Excelência

Hospital Israelita Albert Einstein

Acreditado no Nível 3 – Excelência

Como a Multitone auxilia na conquista das Acreditações Hospitalares?

Comunicação Hospitalar agrega no ambiente de trabalho, para que todos tenham uma boa comunicação entre si, evitando atrasos e a falta de informação, buscando sempre uma comunicação boa e clara, entre equipes e os demais funcionários.

Comunicação Móvel, é mais dinâmica pois permite que consiga usá-la facilmente no seu dia a dia, movendo ela para os lugares que anda e assim sendo mais acessível.

Gestão Integrada como uma plataforma ampla de gestão, permitindo centralizar todas as informações relacionadas ao paciente, visibilidade ampla durante a jornada hospitalar, além dos relatórios com resultados das performance das equipes.

  • Gestão de Fluxo é para que tenham controle de como estão as atividades, como, transportes, leitos, gestão de centros cirúrgicos e de códigos. Facilitando o controle de limpeza, o tempo de uma cirurgia etc, possibilitando que tenha um retorno positivo e sem atrasos com horários informados para o cliente/paciente. 
  • Gestão de transporte é a solução para organizar os chamados de transporte hospitalar, quando estiver dentro do hospital e assim conseguir saber o nível de prioridade e urgência. 
  • Gestão de códigos feita para acionar os profissionais no caso de eventos com urgência, com sistemas de códigos, sendo informado de forma rápida e prática. 
  • Gestão de leitos para manter sempre o ambiente limpo e com a movimentação mais rápida, entre um paciente e outro. Nele, assim que o paciente recebe alta a equipe de limpeza é acionada, fazendo com que seja preparada para um novo paciente o mais breve possível.

As nossas plataformas e meios de comunicação otimizam a jornada das equipes, trazendo qualidades como: Segurança; Organização; uma boa comunicação entre equipes; Agilidade e satisfação no atendimento de pacientes.

Torne o seu hospital referência em qualidade, agregando valor no atendimento ao paciente e na performance da equipe. Fale com um dos nossos consultores e encontre a solução ideal para a sua instituição.

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