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Atendimento humanizado com a Chamada de enfermagem

Publicado em 09 de Outubro de 2023.

O atendimento humanizado hospitalar pode ser entendido como um conjunto de práticas onde o profissional da saúde prioriza a comunicação e a boa experiência do paciente. Confira no artigo abaixo sua importância e como adotar a prática.

As instituições de saúde que buscam implantar um atendimento humanizado colocam em primeiro lugar a valorização dos pacientes e o reconhecimento do trabalho da equipe assistencial e dos gestores, promovendo constantemente melhorias em relação à comunicação visando estabelecer uma relação próxima que preze pelo respeito, atenção e ética na saúde.

O atendimento humanizado como ponto de desenvolvimento

De acordo com a definição do HumanizaSUS, “a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde”. Confira a seguir alguns motivos para adotar esta estratégia:

Bem-estar emocional dos pacientes:

Reconhecer o estado emocional dos pacientes, proporcionando um ambiente mais acolhedor e amigável, ajudando na redução de estresse, ansiedade, medo e desconforto emocional associado à hospitalização e necessidade de tratamento.

Qualidade do tratamento:

O atendimento humanizado não se limita apenas à dimensão emocional, mas também influencia diretamente a qualidade do tratamento médico. Uma comunicação clara e aberta entre médicos, enfermeiros e pacientes ajuda a entender melhor os sintomas, histórico médico e preocupações dos pacientes, o que pode levar a diagnósticos mais precisos e planos de tratamento mais eficazes.

Redução do estresse hospitalar:

O ambiente hospitalar pode ser intimidante e angustiante para muitos pacientes, então a humanização deste suporte inclui a consideração do conforto do paciente, o respeito ao seu espaço pessoal e a promoção de um ambiente mais acolhedor, contribuindo para a redução do estresse associado à hospitalização.

Melhora a imagem organizacional:

Uma imagem positiva necessita confiança nos serviços prestados pela organização e seus empregados, assim construída através das impressões geradas no público interno (Colaboradores) e externo (Pacientes). Humanizar as interações é um jeito eficiente de alcançar essa proximidade, contribuindo para uma imagem institucional de valor. Isso tende a atrair mais pacientes e parceiros, levando ao crescimento das organizações.

Chamada de Enfermagem no atendimento humanizado

O departamento de enfermagem tem grande responsabilidade e interferência na aplicação do processo de humanização, sendo os profissionais com mais interação com o paciente.

O modelo SAE, Sistematização da Assistência de Enfermagem, se destacou no Brasil com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN nº272/2009. Seguindo o tal, para aplicação ideal dos conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, descrevendo a o encargo do enfermeiro, sua importância e a normatização de sua implantação, planejamento, organização, execução e avaliação em todos serviços de saúde públicos e privados. Inclusive, as resoluções do COFEN, tem como foco a padronização e melhoria do processo de enfermagem, para isso a Chamada de enfermagem auxilia no cumprimento nos artigos seus artigos da seguinte maneira:

Relatórios Gerenciais:

Na coleta de dados para a formação de um histórico de enfermagem, o sistema Rauland disponibiliza dados que podem variar entre acionamentos do chamado da enfermagem, tempo de espera entre o acionamento e a presença do colaborador no leito, horário de início de atendimento, término do atendimento, eventos como códigos azul e/ou amarelo, chamado de ajuda no banheiro, entre outros. Assim, agilizando para realizar as tarefas que complementam as soluções nos artigos do COFEN, fazendo com que tenha uma comunicação e atendimento mais claro e atencioso.

Comunicação clara

Com a automação de disparos, torna o atendimento mais focado e intuitivo, abrindo margens para entender melhor as características específicas de cada paciente, contribuindo para alcançar um diagnóstico correto e viabilizando um tratamento adequado.

Solicitações por setor

Podendo realizar solicitação de qualquer serviço e setor do posto ou de dentro do quarto do paciente (hotelaria, manutenção, nutrição e higienização). Então, com os recursos da chamada de enfermagem Rauland, a aplicação dos artigos e das estratégias de um tratamento humanizado se torna cada vez mais eficaz, como resultado reduz a margem de erro nos diagnósticos e solicitação de serviços para o paciente.

Por fim, os sistemas Rauland são sinônimos de cuidado compassivo, agilidade eficaz e coordenação perfeita. Eles redefinem a maneira como entendemos a relação entre tecnologia e atendimento humanizado. Lembrando que o objetivo final é sempre: proporcionar cuidados que não apenas curam o corpo, mas também aquecem a alma.

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