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Conquiste as acreditações e certificações para o seu hospital

Publicado em 09 de Agosto de 2024.

acreditações e certificações

As acreditações e certificações hospitalares agregam valor e referência aos hospitais. Descubra quais são as mais importantes e como conquistá-las.

O que são as Acreditações e Certificações Hospitalares?

Primeiro, é importante destacar que as Certificações e Acreditações não são sinônimos e uma não substitui a outra. Ambas agregam valor às instituições de saúde, porém, têm níveis de exigência e pré-requisitos distintos. Além disso, elas envolvem diferentes etapas e práticas assistenciais para promover a melhoria da qualidade e segurança do paciente.

As certificações e acreditações garantem que os hospitais sigam padrões rigorosos de qualidade e segurança e isso inclui práticas de controle de infecções, protocolos de tratamento e procedimentos operacionais que minimizam riscos e melhoram os resultados para os pacientes. Conheça as principais e mais concorridas  entre as Instituições de saúde:

Conheça os tipo de Acreditações: Acreditação ONA

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde e é voluntária e segue padrões definidos que englobam desde a segurança do paciente até a gestão da organização e a excelência em serviços, é reconhecida como um importante indicador de qualidade no setor de saúde no Brasil.

Acreditações: JCI (Joint Commission International)

A JCI foi criada para promover padrões rigorosos de qualidade e segurança em organizações de saúde ao redor do mundo. Com isso, a JCI é uma das mais prestigiadas no setor de saúde internacional, avaliando aspectos como segurança do paciente, gestão da qualidade, gestão de riscos, educação dos profissionais de saúde, e direitos dos pacientes.

Acreditações: Qmentum

Temos a Qmentum também que é um programa internacional de acreditação em saúde desenvolvido pela Health Standards Organization (HSO), anteriormente conhecida como Accreditation Canada. O programa Qmentum tem como objetivo avaliar e certificar a qualidade e a segurança dos serviços de saúde oferecidos por instituições em diversos países, incluindo o Brasil. A certificação pelo programa Qmentum é um indicativo de que a instituição de saúde adere a padrões elevados de qualidade e segurança, sendo eles:

  • Governança e Liderança
  • Cuidado Centrado no Paciente
  • Segurança do Paciente
  • Gestão de Riscos
  • Excelência Clínica
  • Gestão de Medicamentos
  • Recursos Humanos e Capacitação
  • Gestão da Informação
  • Ambiente Seguro e Eficiente
  • Qualidade e Melhoria Contínua

Por isso, a certificação Qmentum tem sido um reconhecimento muito relevante, pois com ela é possível constatar de que a organização segue esses padrões elevados e está comprometida com a excelência em saúde

Você sabe qual a diferença entre Acreditações ou Certificações?

A certificação e a acreditação são processos de avaliação e reconhecimento de padrões de qualidade em diferentes contextos, e, embora sejam distintos em alguns aspectos, compartilham várias semelhanças fundamentais. Aqui estão as principais semelhanças entre os dois conceitos:

Semelhanças entre Certificação e Acreditação:

  • São sistemas de qualidades nos processos.
  • Certificam o uso de práticas e ferramentas corretas.
  • Identificam falhas e desperdícios aplicando a melhoria contínua.

Diferença entre Certificação e Acreditação

  • A Certificação está mais voltada para orientar sobre como as práticas devem ser realizadas, avaliando os processos e a gestão da organização e se a instituição está apta para realizar os serviços que se dispõe a fazer;
  • Já a Acreditação é exclusiva para empresas e tem como objetivo avaliar a capacidade técnica, serviços prestados e os níveis de segurança para o paciente.

    Enquanto a certificação e a acreditação têm diferenças em termos de escopo e aplicação (por exemplo, a certificação pode se aplicar a produtos ou pessoas, enquanto a acreditação geralmente se aplica a organizações ou programas), elas compartilham várias características essenciais voltadas para a garantia de qualidade, segurança e melhoria contínua.

      Como obter as acreditações?

      Para participar do processo de certificação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir minimamente requisitos de elegibilidade exigidos pela ONA:

      • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano;
      • Possuir alvará de funcionamento;
      • Possuir licença sanitária;
      • Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade;
      • Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização. 

        Quais os benefícios?

        • Promover uma melhor qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho;
        • Diminuir a probabilidade de acidentes trabalhistas;
        • Ter mudanças na cultura organizacional;
        • Incentivar os colaboradores a identificar erros e riscos;
        • Aperfeiçoar o atendimento ao público;
        • Garantir maior segurança para pacientes e funcionários;
        • Maior qualidade no atendimento.

        Portanto, buscar acreditações e certificações significa que as organizações de saúde estão comprometidas com o aprimoramento contínuo e que buscam a excelência em qualidade, o que traz mais segurança para pacientes e para os funcionários. A Multitone desempenha um papel crucial nesse processo, ajudando a manter uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos. Isso não só minimiza falhas e reduz erros, mas também aumenta a produtividade e a eficiência geral da instituição.

        Entre em contato com a gente para solicitar uma apresentação e conhecer mais sobre as soluções e produtos Multitone! 

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