Publicado em 05 de Maio de 2023.
O perfil de consumo na sociedade mudou muito nos últimos anos de maneira geral. Os clientes estão cada vez mais conscientes de seus direitos e, por isso, mais exigentes e criteriosos em suas escolhas.
A mudança no perfil de pacientes faz parte desse cenário. Você sabe quais são os principais fatores que fazem uma pessoa escolher por determinado hospital? Leia o artigo para entender mais sobre esse assunto.
De acordo com uma pesquisa realizada pela SETEC, um dos maiores grupos de consultoria e treinamento da América Latina, são quatro os principais fatores que influenciam os pacientes na escolha por um hospital.
A experiência do paciente corresponde a 41% das respostas, considerando que o público está cada vez mais ciente dos seus direitos dentro da unidade de saúde, bem como prezam pela qualidade e excelência do atendimento e serviço prestado.
Confira os principais pontos que devem ser trabalhados na gestão do hospital para conquistar e promover a fidelização dos pacientes:
Todos os profissionais que lidam diretamente com os pacientes desde a atendente na recepção até os médicos, passando por enfermeiros, anestesistas e nutricionistas, devem receber um treinamento adequado para oferecer o melhor atendimento possível.
A promoção do cuidado centrado no paciente é fundamental, levando-se em conta que todos merecem respeito, empatia e têm o direito de ser protagonistas do cuidado com a própria saúde.
Além de cuidados físicos, é importante oferecer conforto emocional. A equipe deve estar disponível para ouvir e apoiar o paciente em momentos de ansiedade e estresse.
De maneira geral, um hospital é um local onde as pessoas se sentem vulneráveis. Por isso, é de suma importância oferecer um ambiente o mais confortável e acolhedor possível. Camas, travesseiros e cobertores macios, e até mesmo música ou aromaterapia ajudam no relaxamento.
Os pacientes devem receber alimentação adequada e em horários regulares. A comida deve ser nutritiva e saborosa, e adaptada às necessidades dietéticas do paciente.
Tanto a comunicação entre os membros da equipe quanto com o paciente precisam ser rápidas e eficientes, para não haver nenhum mal-entendido que prejudique o tratamento ou, ainda, aumente os riscos de acidentes.
Contar com tecnologias hospitalares para facilitá-la, atualmente, é fundamental. Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso artigo sobre a solução de comunicação hospitalar.
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