Blog

Como Garantir a Fidelização de Pacientes no Hospital?

Publicado em 14 de Abril de 2023.

Como Trabalhar a Fidelização de Pacientes no Hospital?

A fidelização de pacientes é um desafio para muitos hospitais e clínicas médicas, especialmente considerando um cenário em que a concorrência é cada vez maior e as pessoas são mais exigentes. 

Oferecer apenas um tratamento de qualidade não é mais suficiente para manter os pacientes fiéis. É preciso ir além e garantir uma experiência completa, que englobe desde o atendimento na recepção até o cuidado pós-atendimento, passando pelo conforto e pela segurança necessários durante todo o período. 

Leia este artigo para conferir algumas estratégias que podem ser adotadas pelos hospitais para fidelizar seus pacientes, aumentando a satisfação e, consequentemente, fortalecendo a reputação da instituição e seus ganhos financeiros.

1. Pratique o cuidado centrado no paciente

Este primeiro ponto é essencial. Praticar cuidado centrado no paciente significa garantir que todo indivíduo seja tratado da maneira mais humanizada possível, recebendo um atendimento respeitoso e bem informado por parte de todos os profissionais que lidam com ele, desde os recepcionistas até os médicos. 

Cada pessoa tem o direito de ser protagonista do seu próprio tratamento de saúde e, portanto, de ser escutada e respeitada em seus valores e decisões.

No caso dos menores de idade, a parte de decisões é relegada aos responsáveis — o que não quer dizer que eles devam ser completamente subestimados e que toda e qualquer comunicação deva ser dirigida apenas aos adultos! Cada idade merece o tipo de tratamento adequado à sua maturidade, bem como o nível de informações apresentadas.

2. Demonstre comprometimento e atenção a cada caso

Sabemos que cada profissional da saúde lida com dezenas de casos por dia, às vezes até mais. Isso não significa, de forma alguma, que cada um deles possa ser tratado como apenas mais um.

É importante se lembrar de que, para o paciente, um atendimento médico é um momento de vulnerabilidade, e ele precisa sentir comprometimento e atenção por parte da equipe para que se torne fiel à instituição.

3. Zele pela segurança dos pacientes

Como falamos no tópico acima, um atendimento médico é uma situação de vulnerabilidade. Portanto, para que um paciente se sinta confortável em uma instituição de saúde ele precisa se sentir seguro, nos mais diversos níveis:

  • de que será devidamente atendido em uma emergência;
  • de que não será lesado de forma alguma dentro da instituição;
  • de que não vai sofrer nenhum acidente.

O risco de quedas, por exemplo, é extremamente comum em hospitais, e pode ser evitado com uma estratégia de chamada de enfermagem integrada

Falando em integração, essa é uma estratégia extremamente necessária para melhorar o atendimento e a segurança do paciente de maneira geral dentro de um hospital — e que pode ser muito bem executada com o auxílio das soluções tecnológicas especializadas. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o nosso artigo sobre tecnologias hospitalares.

Categorias

Posts recentes

Receba no seu email os nossos conteúdos!

    Nome

    Email

    Para envio dos dados, responda:

    Sobre nós

    Fale conosco

    (11) 5567-4888
    (21) 3084-5084
    (19) 3023-5500
    2023 © Copyright Multitone | Todos os direitos reservados