Publicado em 10 de Abril de 2023.
O cuidado centrado no paciente foi um conceito estabelecido pelo Institute Of Medicine dos Estados Unidos com o objetivo de envolver o indivíduo mais ativamente em seu tratamento de saúde. Essa abordagem é reconhecida e indicada por órgãos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nessa prática, todos os profissionais de saúde — sejam médicos, enfermeiros, radiologistas, anestesistas, entre outros — atuantes em um caso devem desenvolver uma comunicação atenta com o paciente. Isso significa respeitar seus valores, fornecer todas as informações sobre o seu estado e atender às suas necessidades de maneira segura, eficiente e cuidadosa.
Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar o cuidado centrado no paciente em sua instituição de saúde.
O perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos, e isso se refere a forma com que se utiliza produtos e serviços na sociedade de maneira geral. Cada vez mais conscientes e exigentes, as pessoas demandam o máximo de informações possível e um atendimento cuidadoso.
A figura do médico e dos demais profissionais da área de saúde, até hoje, é vista como de autoridade em um assunto — o que é verdade —, mas isso não quer dizer que se possa passar por cima dos desejos e da dignidade de quem está sendo atendido.
Falando em dignidade, esse é um dos três princípios que regem a prática do cuidado centrado no paciente. Além dela estão o respeito e a compaixão. Isso significa enxergar, acima de tudo, essa pessoa como um indivíduo consciente e que deve ser encarado como protagonista de seus próprios tratamentos de saúde, ou seja, ser visto como capaz de tomar decisões, de entender a situação e de receber, sempre, o melhor atendimento possível.
Ouvir a voz do paciente durante todo o tratamento é muito importante, bem como oferecer a ele um atendimento personalizado e adequado ao seu perfil e às suas necessidades. A garantia de apoio emocional, conforto físico, envolvimento da família e dos amigos também é fundamental, assim como a integração no atendimento e respeito às necessidades e desejos expressos pelo paciente.
O treinamento de toda equipe, desde os profissionais de saúde até as pessoas da recepção e da limpeza que, de uma forma ou de outra, tem contato com o paciente, é essencial. Cada membro do time que participa do atendimento, mesmo que de maneiras diferentes, deve ser ensinado sobre os preceitos do cuidado e do bom atendimento.
A boa notícia é que, atualmente, os gestores podem contar com a tecnologia a seu favor para melhorar os processos no hospital — o que também se reflete diretamente na atenção destinada ao paciente.
A Multitone é uma empresa que oferece soluções em tecnologias hospitalares para instituições de saúde, que visam:
Processos automatizados significam mais integração, mais segurança e menos perda de tempo, o que resulta em mais valor entregue a cada paciente. Para conhecer mais sobre cada uma das possibilidades, acesse as abas disponíveis na parte de “soluções”, na barra superior de nosso site.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |