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A importância de Aplicar o Cuidado Centrado no Paciente

Publicado em 10 de Abril de 2023.

Como Aplicar o Cuidado Centrado no Paciente?

O cuidado centrado no paciente foi um conceito estabelecido pelo Institute Of Medicine dos Estados Unidos com o objetivo de envolver o indivíduo mais ativamente em seu tratamento de saúde. Essa abordagem é reconhecida e indicada por órgãos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nessa prática, todos os profissionais de saúde — sejam médicos, enfermeiros, radiologistas, anestesistas, entre outros — atuantes em um caso devem desenvolver uma comunicação atenta com o paciente. Isso significa respeitar seus valores, fornecer todas as informações sobre o seu estado e atender às suas necessidades de maneira segura, eficiente e cuidadosa. 

Leia o artigo para entender mais sobre o assunto e saber como aplicar o cuidado centrado no paciente em sua instituição de saúde. 

Porque o cuidado centrado no paciente é um diferencial

O perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos, e isso se refere a forma com que se utiliza produtos e serviços na sociedade de maneira geral. Cada vez mais conscientes e exigentes, as pessoas demandam o máximo de informações possível e um atendimento cuidadoso.

A figura do médico e dos demais profissionais da área de saúde, até hoje, é vista como de autoridade em um assunto — o que é verdade —, mas isso não quer dizer que se possa passar por cima dos desejos e da dignidade de quem está sendo atendido. 

Falando em dignidade, esse é um dos três princípios que regem a prática do cuidado centrado no paciente. Além dela estão o respeito e a compaixão. Isso significa enxergar, acima de tudo, essa pessoa como um indivíduo consciente e que deve ser encarado como protagonista de seus próprios tratamentos de saúde, ou seja, ser visto como capaz de tomar decisões, de entender a situação e de receber, sempre, o melhor atendimento possível.

Ouvir a voz do paciente durante todo o tratamento é muito importante, bem como oferecer a ele um atendimento personalizado e adequado ao seu perfil e às suas necessidades. A garantia de apoio emocional, conforto físico, envolvimento da família e dos amigos também é fundamental, assim como a integração no atendimento e respeito às necessidades e desejos expressos pelo paciente.

Como aplicar o cuidado centrado com o paciente em seu hospital

O treinamento de toda equipe, desde os profissionais de saúde até as pessoas da recepção e da limpeza que, de uma forma ou de outra, tem contato com o paciente, é essencial. Cada membro do time que participa do atendimento, mesmo que de maneiras diferentes, deve ser ensinado sobre os preceitos do cuidado e do bom atendimento. 

A boa notícia é que, atualmente, os gestores podem contar com a tecnologia a seu favor para melhorar os processos no hospital — o que também se reflete diretamente na atenção destinada ao paciente.

A Multitone é uma empresa que oferece soluções em tecnologias hospitalares para instituições de saúde, que visam:

  • automatizar processos;
  • reduzir esforços;
  • compartilhamento de informações sobre os pacientes com todas as equipes necessárias;
  • melhorar a comunicação entre as equipes e os pacientes.

Processos automatizados significam mais integração, mais segurança e menos perda de tempo, o que resulta em mais valor entregue a cada paciente. Para conhecer mais sobre cada uma das possibilidades, acesse as abas disponíveis na parte de “soluções”, na barra superior de nosso site

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