Publicado em 31 de Março de 2023.
Dentro do ambiente hospitalar, é cada vez mais importante alcançar acreditações que reflitam a qualidade dos serviços prestados e o desempenho para proporcionar uma experiência boa e segura aos pacientes, para isso é definido indicadores assistenciais para facilitar a gestão. Um exemplo de acreditação é a Joint Commission International (JCI) que foca no cuidado centrado no paciente, avalia e credencia os hospitais, e as 6 metas internacionais de segurança do paciente.
Neste artigo, discutiremos como a chamada de enfermagem afeta os indicadores assistenciais e como pode ser utilizada de forma efetiva na assistência de enfermagem.
Os indicadores assistenciais foram definidos a partir de iniciativas dos órgãos governamentais, entidades reguladoras e organizações de saúde, em conjunto com profissionais de saúde e outras partes interessadas.
Eles servem para possibilitar a equipe assistencial e a gestão monitorar, analisar e aperfeiçoar pontos específicos, tornando as tomadas de decisões mais assertivas, revisando e reorientando o trabalho.
A chamada de enfermagem é uma ferramenta que possibilita a comunicação efetiva e clara entre o paciente e a equipe de enfermagem. A comunicação acontece por meio de alertas sonoros e visuais, que informam a equipe de enfermagem desde necessidades básicas, como auxílio para ir ao banheiro, até casos emergenciais.
Além disso, integrada ao risco de queda (sensor pad), identifica e comunica simultaneamente à equipe se o paciente em situação de risco de queda saiu do seu leito, evitando assim incidentes e, em casos mais críticos, possibilitando que a equipe realize socorro de forma imediata. Contribuindo muito com a diminuição da incidência de quedas, um dos indicadores assistenciais normalmente mais citados.
A chamada de enfermagem gera impactos positivos sobre a realização dos indicadores assistenciais previstos para a equipe, tornando para a gestão tomadas de decisões claras e assertivas.
Quando utilizada de forma adequada, ela pode impactar significativamente nos indicadores assistenciais de enfermagem, melhorando a satisfação e a qualidade percebida do paciente, além de expandir a referência e credibilidade sobre o nome do seu hospital.
Com uma comunicação efetiva, os pacientes e suas famílias se sentem ouvidos e recebem resposta rápida e adequada a suas necessidades, o que resulta em maior segurança, conforto e satisfação com o cuidado recebido.
Portanto, a chamada de enfermagem é uma ferramenta fundamental para facilitar a comunicação entre as equipes e melhorar a qualidade percebida, indicadores assistenciais e o cuidado centrado no paciente.
Se você é um profissional da equipe assistencial ou trabalha em um ambiente hospitalar, considere a implementação ou aprimoramento da chamada de enfermagem como uma ferramenta para melhorar os indicadores assistenciais.
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