Blog

Como funciona a Gestão de Transporte no ambiente hospitalar

Publicado em 21 de Dezembro de 2022.

Como Funciona a Gestão de Transporte No Ambiente Hospitalar

A gestão de transporte hospitalar é uma logística dividida em três categorias:

  • pré-hospitalar, que envolve a chegada de pacientes via ambulância;
  • inter-hospitalar, que está relacionada à transferência de pacientes entre diferentes instituições ou unidades de saúde;
  • intra-hospitalar, que envolve toda a movimentação dos pacientes dentro do ambiente do hospital, para trocar de ala ou realizar exames.

As três exigem cuidados bastante específicos e são, inclusive, regidas por resoluções. Neste artigo, falamos sobre o terceiro caso. Leia o texto para entender mais sobre esse assunto!

A importância de uma boa gestão de transporte intra-hospitalar

O trânsito interno de um hospital é bastante intenso, especialmente em áreas como a emergência e a unidade de cuidados intensivos, e exige uma logística cuidadosa para funcionar de maneira adequada e manter os pacientes em segurança.

Em casos graves, poucos minutos podem fazer toda a diferença entre o êxito no atendimento a um paciente — e é por isso que todo o processo deve ser estritamente controlado.

Outro ponto que exige muita precaução é o risco que pacientes graves ou mais vulneráveis podem correr ao longo dessa movimentação, como o de traumas físicos ou complicações emergenciais devido ou não a uma falha de monitoramento.

Ter uma infraestrutura muito bem preparada, processo de transporte mapeado e uma comunicação entre equipes e setores alinhada, resulta na percepção de melhoria na experiência do paciente no hospital. Considerando que o mesmo estará no local e horário corretos e de forma segura, podendo ainda contar com o apoio do profissional responsável durante todo o trajeto

Como fazer a gestão de transporte intra-hospitalar

Para garantir uma boa gestão de transporte intra-hospitalar, é preciso se atentar a questões como:

  • o agendamento, com a definição de quais os setores que estarão envolvidos e o tempo que deverá ser percorrido para determinada tarefa;
  • o acompanhamento em tempo real, para que seja possível saber qual é o status e a localidade de cada transporte;
  • a automatização das solicitações, para que os chamados de transporte sejam enviados para o profissional disponível, o que aumenta a agilidade e a rotatividade.

A boa notícia é que atualmente é possível contar com a tecnologia como uma grande aliada. Utilizar um software que ofereça as ferramentas adequadas para realizar toda essa logística e possibilite, ainda, a integração com outros sistemas do hospital que precisam estar relacionados é a opção mais eficiente e segura.

A solução da Multitone é tudo de que você precisa para assegurar a eficiência dessa logística e garantir a integridade do paciente. Para conhecer mais informações, acesse a página de gestão de transporte em nosso site.

Categorias

Posts recentes

Receba no seu email os nossos conteúdos!

    Nome

    Email

    Para envio dos dados, responda:

    Sobre nós

    Fale conosco

    (11) 5567-4888
    (21) 3084-5084
    (19) 3023-5500
    2023 © Copyright Multitone | Todos os direitos reservados