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Como otimizar os fluxos de trabalho da gestão hospitalar?

Publicado em 15 de agosto de 2022.

Como otimizar o trabalho de gestão hospitalar?

A gestão hospitalar é um grande desafio para as equipes pelo alto grau de complexidade e quantidade de dados e informações que precisam ser armazenadas e analisadas. Esse trabalho é crucial para garantir uma performance financeira da instituição, garantindo uma melhor utilização dos recursos, junto ao melhor planejamento em saúde possível, ou seja, sem perder na qualidade do atendimento. 

Para que os gestores possam tomar decisões corretas, alguns passos podem ser seguidos. Saiba quais são eles neste artigo! Boa leitura.

 

4 Passos para otimizar os fluxos de trabalho da Gestão Hospitalar

Existem muitas variáveis que devem ser consideradas para uma boa gestão hospitalar, desde as finanças até o atendimento ao paciente. Quando esse trabalho é bem executado, traz benefícios como: 

  • melhoria no atendimento ao paciente;
  • economia nas compras;
  • controle de desvios de materiais, remédios e equipamentos, entre outros.

A seguir, confira alguns passos para otimizar os fluxos de trabalho no seu hospital: 

1. Desenvolva a integração de informações

Todas as alas do hospital estão interligadas, por isso, a primeira estratégia para uma boa gestão é integrar as informações de todas equipes e setores. 

Isso permite que os problemas identificados sejam comunicados a toda equipe de maneira ampla e eficiente. 

Nesse sentido, é possível criar uma comissão hospitalar, ou seja, uma equipe voltada para revisar os processos internos da instituição e comunicá-los à gestão de forma mais ágil. 

2. Proporcione treinamentos para equipe

É importante apostar na melhoria contínua da sua equipe, incluindo os trabalhadores que oferecem serviços não clínicos, como o setor de limpeza, manutenção, administração e transporte. Proporcione treinamentos periódicos para que todos estejam alinhados, motivados e engajados. 

É possível focar em conhecimentos que ajudem a:

  • otimizar tempo;
  • realizar melhor planejamento de ações;
  • manusear novas tecnologias. 

3. Enxugue os processos

As práticas de gestão são voltadas para capacidade de eliminar desperdícios e resolver problemas de forma sistemática. No setor da saúde, essa prática é conhecida como “lean healthcare” e se popularizou na década de 1990. 

Sendo uma complementação para a gestão hospitalar, tem como base alguns pontos-chaves como: 

  • qualidade total imediata;
  • redução do desperdício;
  • melhoria contínua;
  • flexibilidade;
  • construção e manutenção da relação com fornecedores. 

4. Adote tecnologias de rastreabilidade

A rastreabilidade dentro das instituições de saúde é um facilitador para inúmeros processos, permitindo a padronização no registro e armazenamento de informações. 

Com isso, a comunicação entre funcionários fica mais clara e objetiva, agilizando a tomada de decisões dos gestores. 

Além disso, a tecnologia permite administração de:

  • transportes;
  • leitos;
  • códigos, facilitando a comunicação por ramais móveis, pagers e dispositivos IP;
  • centro cirúrgico. 

Em resumo, para otimizar todas as etapas da gestão de uma instituição de saúde, é importante manter a equipe engajada  em melhoria contínua, além de adotar novas tecnologias para auxiliar na visibilidade das informações do hospital e tomadas de decisão. 

Por isso, conheça também uma plataforma de comunicação hospitalar que atua como um facilitador do seu trabalho. 

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